Um remédio experimental, desenvolvido por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), conseguiu o que parecia impossível: devolver os movimentos a um homem que ficou tetraplégico após um acidente de carro! O medicamento, chamado de Polaminina, reverteu a lesão na medula espinhal e fez Bruno de Freitas, de 31 anos, voltar a andar!
A Esperança Vem da Placenta: O Segredo da Polaminina!

A pesquisa, que já tem 25 anos, é da professora e pesquisadora Tatiana Coelho de Sampaio, que, com a ajuda de biólogos, descobriu que a laminina, uma molécula encontrada na placenta humana (que geralmente é descartada após o parto), é capaz de regenerar neurônios e ajudar na recuperação de funções motoras perdidas por pacientes com lesões na medula espinhal!
- O Remédio Inovador: A UFRJ e o laboratório farmacêutico brasileiro Cristália criaram o medicamento experimental chamado Polaminina (que é o nome da proteína modificada).
- Bruno de Freitas: Bruno de Freitas, que ficou completamente paralisado do pescoço para baixo após um acidente de trânsito em 2018, recebeu a Polaminina 24 horas após o trauma. E o resultado foi milagroso! Ele começou a mexer os dedos, depois as pernas, e hoje, consegue ficar de pé e caminhar!
- Agradecimento nas Redes: "Prazer, Cobaia Zero aqui! Minha gratidão eterna pela UFRJ, Tatiana, minha família e todos envolvidos na minha recuperação. Torcendo para que seja liberado logo e ajude o máximo de pessoas no mundo”, comentou Bruno em suas redes sociais.
Testes Sigilosos e Resultados Incríveis!

O remédio foi testado sigilosamente desde 2018. Foram 6 pacientes com lesões medulares completas (o tipo mais grave) que receberam o medicamento experimental, e todos tiveram avanços significativos!
- Resultados em Cães e Ratos: O remédio também deu certo em cães que tiveram lesões não provocadas! Eles conseguiram a recuperação total da marcha! Em ratos de laboratório, os efeitos da aplicação aconteciam em apenas 24 horas!
- Sem Efeitos Colaterais: O melhor de tudo é que não houve danos colaterais aos pacientes, e o medicamento também impactou lesões mais antigas!
- Próximo Passo: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve autorizar, dentro de um mês, a realização de um estudo clínico regulatório ampliado do medicamento! Hospitais de São Paulo, como o Hospital das Clínicas e a Santa Casa, já estão preparados para fazer as aplicações da Polaminina quando a autorização for dada.
A descoberta da UFRJ e do laboratório Cristália é um marco para a medicina e uma vitória da ciência brasileira! O entusiasmo em torno do remédio revolucionário é grande, e a esperança é que, após a validação científica, ele possa ajudar o máximo de pessoas no mundo!
Quer saber mais sobre os avanços da ciência, os tratamentos e as últimas notícias de saúde?
➡️ Clique aqui e navegue pelo nosso portal 25 News! Temos muito mais para você!
👍 Curta nossa página no Facebook! Fique por dentro de todas as novidades!
📸 Siga nosso Instagram! Conteúdo exclusivo e os bastidores das notícias!
🐦 Nos siga no Twitter (X)! Participe das discussões e dê sua opinião!
📲 Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares! É fundamental que todos saibam dessa notícia emocionante que pode mudar vidas!



