Exatamente um século atrás, em 2 de outubro de 1925, o inventor escocês John Logie Baird fez história ao transmitir, com sucesso, a primeira imagem em movimento de um rosto humano reconhecível! O rosto era de um jovem de 20 anos, um office-boy chamado William Taynton, que descreveu a experiência em entrevista à BBC, 40 anos depois, como um momento de "calor terrível" e fascínio!
O Gênio da Sucata: Faróis de Bicicleta e Latas de Biscoito!

Apesar de a ciência trabalhar na invenção da televisão desde os anos 1850, foi preciso um inventor independente, usando materiais improvisados, para que ela se tornasse realidade.
- O Laboratório "Assustador": Baird (1888-1946), que era um inventor em série com um histórico de fracassos (como tentar produzir diamantes e derrubar o abastecimento de energia de Glasgow!), montou um laboratório improvisado no distrito de Soho, em Londres. Seu aparelho mecânico era feito com faróis de bicicleta, restos de madeira e latas de biscoitos!
- A Cobaia: Para a experiência, Baird usava um boneco de ventríloquo, o Stooky Bill. Mas, no dia 2 de outubro de 1925, ele precisou de um ser humano com movimentos reais e recrutou o office-boy William Taynton, que trabalhava no andar térreo do prédio!
O Primeiro Cachê da Televisão: Meia Coroa e um Grito!

Taynton, que tinha 20 anos na época, contou à BBC, 40 anos depois, que o laboratório de Baird era uma "balbúrdia" de fios, baterias velhas e motores. O que mais o assustou foi o calor do transmissor.
- O Calor Terrível: Baird colocou Taynton em frente ao seu transmissor. Taynton ficou posicionado, mas só conseguiu ficar ali parado por "pouco mais de um minuto" devido ao "terrível calor daquelas lâmpadas"! O jovem, em pânico, gritou que estava "sendo assado vivo"!
- A Conquista: Para compensar o seu trabalho, Baird colocou "meia coroa" nas mãos de Taynton – o que Taynton chamou de "o primeiro cachê da televisão" – e o convenceu a voltar para sua posição.
Com o rosto de Taynton sendo transmitido com sucesso (embora a imagem fosse "muito rudimentar"), Baird veio correndo do ponto de recepção, com os braços levantados, e disse: "Eu vi você, William, eu vi você! Consegui a televisão, finalmente, a primeira imagem verdadeira de televisão."
O inventor disse a Taynton que o aparelho, que transmitia uma imagem minúscula de cerca de 5 x 8 cm, estaria em todos os lares, por todo o país e por todo o mundo! O office-boy, que não fazia ideia do que era a "televisão", viu a ficção científica se tornar ciência real!
Quer saber mais sobre a história da televisão, o inventor Baird e as últimas notícias?
➡️ Clique aqui e navegue pelo nosso portal 25 News! Temos muito mais para você!
👍 Curta nossa página no Facebook! Fique por dentro de todas as novidades!
📸 Siga nosso Instagram! Conteúdo exclusivo e os bastidores das notícias!
🐦 Nos siga no Twitter (X)! Participe das discussões e dê sua opinião!
📲 Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares! É fundamental que todos saibam e se informem sobre essa importante questão!



