logotipo vitrine da Paulista

S.O.S. SAÚDE MENTAL! Especialistas alertam para o “cansaço psíquico” da população negra e cobram ações concretas contra o racismo!

O racismo, que é um processo diário e complexo, impõe uma carga constante de estresse mental que adoece e molda a vida de milhões de brasileiros. Especialistas cobram que aliados "bem-intencionados" e que são beneficiários do racismo, parem com discursos vazios e comecem a ter ações concretas contra o racismo!


O Peso do Racismo e a Adoção Silenciosa!

O artigo, escrito por Ricardo Corrêa, um estudante de matemática que já foi líder comunitário em São Paulo, e com base em declarações de especialistas como a psicóloga e psicanalista Maria Lúcia da Silva, expõe como o racismo afeta a saúde mental da população negra.

  • Racismo Estrutural: A psicanalista explica que “o racismo estrutural atravessa todos os aspectos da vida social — da moradia à educação, da saúde à justiça — e impõe uma carga constante de estresse psíquico às pessoas negras”. Essa carga constante de estresse se transforma em um "amálgama de sentimentos" que molda as tomadas de decisões e adoece gradualmente.
  • Abolição Incompleta: O autor do artigo lembra que as condições de violência e adoecimento da população negra são resultantes de uma abolição que não deu reparações aos ex-escravizados, e isso impacta todas as gerações após 13 de maio de 1888.

Do Discurso à Ação: A Crítica aos "Aliados Antirracistas"!

 

O artigo faz uma crítica direta aos "aliados antirracistas" (pessoas brancas que se dizem contra o racismo) que, apesar de bem-intencionados, não têm uma compreensão realista dos problemas enfrentados pela população negra.

  • O Lado Oculto do Racismo: O texto afirma que a opinião dessas pessoas se pauta apenas na dimensão visível do racismo, como a violência policial, mas não em seus danos à saúde mental, que são, em muitos casos, irreversíveis.
  • Privilégios a Serviço da Comunidade Negra: Ricardo Corrêa diz que para transformar a sociedade, o antirracista precisa nutrir em seu âmago o senso de justiça social e, mesmo reconhecendo suas limitações, colocar os seus próprios privilégios a serviço da comunidade negra, com ações concretas que ajudem a resolver os problemas.

 


A luta contra o racismo é uma batalha diária e exaustiva que tem um peso enorme na saúde mental da população negra. O artigo é um lembrete de que o antirracismo precisa ir além do discurso e se traduzir em ações que de fato transformem a vida das pessoas!


 

Quer saber mais sobre as últimas notícias?

➡️ Clique aqui e navegue pelo nosso portal 25 News! Temos muito mais para você!

👍 Curta nossa página no Facebook! Fique por dentro de todas as novidades!

📸 Siga nosso Instagram! Conteúdo exclusivo e os bastidores das notícias!

🐦 Nos siga no Twitter (X)! Participe das discussões e dê sua opinião!

📲 Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares! É fundamental que todos saibam e se informem sobre essa importante questão!

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
0 Pessoas +

comentaram esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Divulgue seu negócio ou serviços.

Seu anúncio Aqui! (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Categorias

Insceva-se

Faça sua inscrição para receber conteúdos exclusivos em primeira mão.